PAINEL APRESENTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA NBC TG 47

O CRCES realizou na segunda-feira (15), no auditório do Conselho o primeiro evento técnico de 2018, com o tema “Painel Informativo sobre a NBC TG 47”. O evento contou com a presença de vários profissionais. O presidente do CRCES, Roberto Schulze participou do Painel e logo na abertura ao dar boas-vindas ao público presente, anunciou que o Regional está preparando para este ano diversas atividades para os profissionais da contabilidade. 

“Este é um ano de muitas mudanças, mais um ano de muitos desafios para classe contábil, cada vez mais obrigações nos são impostas (SPED, eSocial, EFD-Reinf…), mas tratar desses temas extremamente técnicos como a NBC TG 47 é fundamental para que a possamos evoluir profissionalmente e fazer de fato o que nos propomos a fazer… que é contabilidade”, declarou o presidente.

Compuseram a mesa de abertura os presidentes: Roberto Schulze – CRCES; Gilberto dos Santos Rosa – Sindicontábil-ES e Mário Zan – ACV, ambos representando as entidades e associações presentes.

O painel teve como objetivo a elaboração e divulgação de Nota Técnica informando aos participantes sobre as principais alterações introduzidas pela Norma. Para tanto, um time de quatro palestrantes foi “convocado” para palestrar sobre temas relevantes, o contador João Alfredo de Souza Ramos foi o mediador do Painel que teve início com a palestra “Overview sobre a Norma, repassando aspectos significativos já destacados na Nota Técnica”, proferida por Guilherme Antônio Machado Junior.

“A aplicação da Norma Contábil deve ser voltada para o usuário da informação (…) o usuário principal é o investidor. As Normas são editadas com a finalidade de permitir a melhor análise de investimento possível”, declarou Guilherme em sua palestra.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, Carla Cristina Tasso foi a segunda palestrante do evento e abordou o tema “Aspectos significativos – incorporação e construção”.

Carla Tasso antecipou qual será o cenário na área imobiliária quando as alterações nas Resoluções de Contabilidade do CFC entrarem em vigor.

Na terceira palestra do evento “Aspectos significativos – Gerenciamento de projetos”, Wladimir Firme Zanotti mostrou que executar um bom gerenciamento de projetos é vital para o sucesso de qualquer empreendimento.

A identificação das métricas de um projeto busca aplicar as melhores práticas. O palestrante propôs que o profissional exercite sua capacidade de julgamento.

“A Norma bem interpretada vai nos dar fundamento. Temos que mensurar as receitas, identificar projetos e contratos que estão sendo desenvolvidos, porque cada seguimento de negócio pode ter situações muito distintas”, disse o Wladimir.

O Painel apresentado por Albert Anthony Sholl “Aspectos significativos – Montagem industrial e construção sob encomenda” foi baseado num exemplo, caso prático, onde foram aplicados os conceitos da Norma numa realidade mais próxima daquilo que era feito no Estado.

Finalizada as apresentações do Painel Informativo, fica a convicção de que a Norma busca um aperfeiçoamento dos registros contábeis.

Seguindo a programação do evento, o coordenador da mesa, João Alfredo iniciou os debates com a participação do público. O evento seguiu com os palestrantes respondendo aos questionamentos feitos pelos profissionais.

A fase de debates foi encerrada. Antes de finalizar o evento o mediador do Painel que também é coordenador da Comissão de Contabilidade e Auditoria do CRCES (CCA), disponibilizou a Comissão para responder possíveis questionamentos.

chat