CRCES realiza WORKSHOP sobre cenários tributários 2018 – riscos e oportunidades

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), em parceria com a BSSP – Centro Educacional, realizou no dia 11 de maio o workshop Cenários tributários 2018 –  Riscos e Oportunidades, ministrado pelo professor tributarista e palestrante, Edgar Madruga.

 

O presidente do CRCES, Roberto Schulze, fez a abertura do evento e ressaltou a importância do tema que diante do complexo cenário tributário brasileiro, é prioridade para a gestão de qualquer negócio e apresenta uma quantidade de mudanças, gerando uma série de regras e procedimentos que devem ser administrados. Apesar da sofisticação dos meios de fiscalização, sobretudo após a implantação do SPED e da informatização dos processos de fiscalização. Entretanto, a sofisticação não caminhou em conjunto com a desburocratização e simplificação do sistema tributário brasileiro.

Especialistas concordam que, do ponto de vista tributário e fiscal, manter uma empresa no Brasil é uma tarefa de alta complexidade, com riscos que devem ser minimizados para realizar um trabalho melhor e com a qualidade desejada visando uma gestão tributária mais eficiente para os negócios.

O conteúdo compartilhado no workshop foi sobre os desafios que as empresas têm para manter a sustentabilidade, entender a rastreabilidade e se adaptar numa possível disrupção do modelo de negócio. O palestrante Edgar Madruga lançou a seguinte provocação: “O que você está fazendo hoje, lhe permitirá sobreviver amanhã?”

Diante desse contexto desafiador, a participação nos eventos organizados pelo Conselho possibilita um maior entendimento e aperfeiçoamento profissional, A gestão atual ressalta a importância de compartilhar o conhecimento, um dos pilares do CRCES. Sendo assim, o presidente Roberto adotou para sua gestão o lema: “VALORIZAÇÃO PELO CONHECIMENTO ORGULHO DE SER CONTADOR”, cujo objetivo é promover através da Educação Continuada eventos com temas que envolvam a realidade do profissional da contabilidade, seja nas rotinas operacionais e na ética.

Os participantes do Workshop afirmaram que a proposição do tema pelo Conselho, foi uma decisão assertiva. Além dos profissionais da contabilidade, alunos dos Cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino da Grande Vitória, também participaram do workshop que proporcionou um panorama diferenciado sobre o tema. Segundo a estudante do último período do curso de Ciências Contábeis da UFES, Cristiane Rovetta Gomes, achou a palestra “proveitosa e divertida” e destaca os ensinamentos práticos aprendidos. Foi uma oportunidade de conhecer na prática as implicações possíveis nas atividades de controle e planejamento. “O professor Edgar Madruga apresentou a complexibilidade do tema com leveza”, considerou.

O aluno do sétimo período da UNIEST em Cariacica, Wllysses do Nascimento, avaliou o evento como bastante proveitoso. “É uma oportunidade que temos de nos manter atualizados e a importância de se ter o conceito e o ponto de visão de pessoas mais experientes e que estão mais aprofundados com o assunto”, afirmou.

Patrício Baionco, Roberto Schulze e Edgar Madruga

 

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica de Vitória Centro Universitário, Patrício Baionco, o CRCES oportunizou a discussão de um tema importante para Governança Corporativa. “Gostei muito do evento e quem veio aqui hoje sairá com mais discernimento acerca da Gestão de Tributos”, afirmou. Segundo ele, a forma como o professor Edgar Madruga expôs os cenários tratados foi decisiva para a compreensão. “É um assunto difícil de ser discutido na academia”, completou Patrício.

 

O palestrante Edgar Madruga encerra dizendo o quão é importante para o profissional que lide com a área tributária, observar o que pode impactar brutalmente o seu dia a dia profissional, e abordar acima de tudo uma preocupação, hoje em dia por muitas vezes estamos tão impactados por tecnologias e não percebemos os reais impactos disso. “Agradeço ao CRCES, este espaço de tempo de conhecimento que a gente compartilhou com vocês.”, declarou.

Finalizando o evento, o presidente Roberto Schulze entregou ao palestrante o certificado de participação.

chat