CAFÉ COM O CONTABILISTA TRAZ O SUPERVISOR NACIONAL DE ECF/ECD PARA FALAR SOBRE Alterações EM 2018 e cruzamento de informações

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) realizou, no dia 15 de maio, a segunda edição do encontro “Café com o Contabilista”, que aconteceu no auditório do Regional e teve grande sucesso por parte do público.

O público presente participou de um momento de integração e juntos saborearam um delicioso café da manhã antes da palestra. O evento contou com a participação de muitos profissionais da contabilidade e estudantes.

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Reinaldo Marques, que proferiu a saudação de boas-vindas representando o presidente do Regional, em seguida falou sobre a grande relevância do tema que é muito presente no cotidiano da atividade do profissional contábil.

Reinaldo Marques agradeceu a parceria da Delegacia da Receita Federal no Espírito Santo (DRF-ES), na pessoa do seu titular, Luiz Antonio Bosser, presente no evento junto com o auditor-fiscal, Juliano Rezende Gama.

Representando a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Carla Cristina Tasso, o conselheiro Rodrigo Sangali, pontuou as ações que o CRCES promoverá através da Educação Continuada neste ano. Serão vários eventos com o objetivo de atualizar e expandir os conhecimentos e as competências técnicas para os profissionais da contabilidade.

Nesta edição o tema foi “ECD / ECF – Alterações para 2018 e cruzamento de informações”, a palestra foi ministrada pelo supervisor Nacional de Escrituração Contábil Fiscal e da Escrituração Contábil Digital, José Jayme Moraes Junior.

Durante o evento o especialista buscou orientar e esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação a ECF / ECD. O palestrante esclareceu dúvidas sobre o cumprimento das obrigações e a legislação tributária. O público presente contribuiu com diversos questionamentos que foram esclarecidos durante a palestra.

Para finalizar a edição do “II Café com o Contabilista” deste ano, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Reinaldo Marques entregou ao palestrante, José Jayme Moraes Junior, o certificado de participação, em seguida agradeceu a presença de todos e a parceria da Delegacia da Receita Federal no ES.

Segundo o titular da DRF-ES, Luiz Antonio Bosser, o CRCES e a Receita Federal sempre foram parceiros na divulgação da legislação tributária. “O objetivo é assegurar que o cumprimento dessas obrigações se dê, de forma voluntária, de forma correta, sem que haja necessidade de fiscalização que apene o contribuinte por descumprimento em razão de desconhecimento. Enfim, essa parceria vai continuar. A Receita Federal sempre que possível vai colaborar com o CRCES na indicação de profissionais da DRF que possam esclarecer sobre temas da legislação tributária”, destacou.

A inscrição solidária dos participantes arrecadou diversas doações, os itens serão entregues para instituições filantrópicas, a serem definidas.

O evento “Café com Contabilista” é uma das várias iniciativas que o CRCES vem realizando para promover a contabilidade e garantir uma qualificação dos profissionais e estudantes, discutindo sobre temas referentes à contabilidade no Brasil.

chat