Presidente do CRC-ES palestra sobre a ITG 1000 em Colatina

FONTE: FACULDADE CASTELO BRANCO

No dia 13 de maio, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC/ES), Cristina Amélia Fontes Langoni, esteve na Faculdade Castelo Branco (FCB) para falar a alunos, professores e convidados sobre a ITG (Interpretação Técnica Geral) 1000, modelo contábil aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no final de 2012, que versa sobre as microempresas e as empresas de pequeno porte. Com o auditório da FCB repleto, a professora Cristina Langoni explicou os vários pontos da ITG 1000, orientando e tirando dúvidas sobre a nova Resolução do CFC.

“O tema da palestra mostra uma situação em que podem ser enquadradas algumas empresas em termos de simplificação nas peças contábeis a serem apresentadas, ou seja, as micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual até R$ 3,6 milhões”, explicou a professora, que abordou assuntos como os que dizem respeito ao alcance, às definições, à escrituração, aos critérios, aos procedimentos e às demonstrações contábeis e ao plano de contas simplificado inseridos naquela Resolução.

 “A partir do 6º período de Ciência Contábeis, os nossos alunos terão uma disciplina específica que falará sobre o ciclo nacional, que diz respeito à parte tributária, e sobre a ITG 1000, que versa sobre as normas contábeis que estão mudando em nível internacional. Eles sairão da FCB sabendo sobre essas normas, ou seja, atualizados em relação ao tema”, explicou o coordenador do curso, Harlley Pazolini.

 A convergência de normas contábeis para uma linguagem internacional, como a ITG 1000, e sua adaptação e aplicação às leis brasileiras, tem requerido das entidades afins uma preocupação constante com a educação continuada de profissionais e alunos de contabilidade. “Existe a necessidade de todos os envolvidos com a contabilidade se reciclarem cada vez mais, até porque a educação continuada é um projeto do CRF; os profissionais têm que continuar se reciclando, se aperfeiçoando para continuar a prestar um bom serviço contábil”, lembrou o delegado regional do CRC em Colatina, Maurício José Matias.

Para Maurício Matias, aperfeiçoamento tem relação direta com a qualidade dos serviços prestados pelos contadores.

Para os alunos de Ciências Contábeis presentes na palestra ficou a certeza de que a coordenação do curso está atenta às mudanças constantes na legislação pertinente às operações tributárias e fiscais, e que elas devem ser observadas com atenção porque fazem parte da permanente atualização dos profissionais ou futuros profissionais de contabilidade. “Foi muito interessante a palestra, com temas importantes esclarecendo as regras contábeis, para que não haja problemas com a fiscalização. Destaco, também, a explicação da presidente sobre a mudança do sistema Sintegra para o Sped Fiscal”, opinou a aluna do 5º período, Franciane Aparecida Camisqui.

Veja as fotos no link: goo.gl/A1ctI

chat