Alta carga tributária desestimula negócios brasileiros

FONTE: LUIZA BELLONI VERONESI

Mais um recorde para o sistema arrecadador nacional: na quarta-feira (29) o Impostômetro registrou a marca de R$ 1 trilhão de tributos pagos pelos contribuintes desde o começo deste ano, quinze dias a menos que em 2011.

Além do consumidor sair prejudicado, o alto índice de impostos influencia diretamente os empreendedores brasileiros. “O peso dos impostos e contribuições diminui a eficiência da produção, desestimula novos negócios e compromete a competitividade das empresas nacionais”, afirma o presidente da SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar.

Ele aponta que a criação gradual de exigências fiscais nas três esferas de governo é um dos principais entraves ao desenvolvimento. “Estão transferindo o papel de fiscalização ao contribuinte e deixando todo o ônus para a sociedade”.

Ponto eletrônico
Já as empresas com mais de dez colaboradores têm a obrigação de se adequar às novas regras do ponto eletrônico. “Mais uma medida burocrática que não atende ao objetivo para qual foi criada: as fraudes trabalhistas, e causa prejuízos ao empreendedorismo”, afirma Alcazar.

Segundo ele, um estudo revela que a maioria das empresas sem pessoal assalariado encerra as atividades antes de completar três anos. “Isso sem contar aquelas que não suportam tanta pressão e passam a viver na marginalidade”, acrescenta.

“Caso não haja uma mudança de percurso, em pouco tempo o empreendedorismo e o desenvolvimento do País estarão fatalmente comprometidos”, finaliza.

Texto confeccionado por:

chat