Conferência do Ibracon abordará diversidade no ambiente de negócios

A 9ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente abordará questões importantes para o setor, como o cenário econômico, cyber security e o desenvolvimento da diversidade no ambiente de negócios

 

O evento, promovido pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, será realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Teatro Bradesco, em São Paulo (SP). A programação abordará questões econômicas, tecnológicas, especificidades das normas técnicas, ética profissional e a importância da diversidade, pontos imprescindíveis para os profissionais do setor e áreas correlatas.

“O mercado está em processo de transformação, com mudanças muito rápidas e impactantes, que alterarão a rotina dos mais de 500 mil profissionais da Contabilidade existentes no Brasil”, destaca Francisco Sant’Anna, presidente do Ibracon. “Por isso, a 9ª Conferência terá especialistas de reconhecida relevância, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional. Também é uma oportunidade de incentivarmos o networking”.

A edição deste ano contará com a presença de representantes do Ibracon, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Bradesco, da Magazine Luiza, do International Auditing and Assurance Standards Board) e do International Accounting Standards Board (IASB), órgão que emite as Normas Internacionais de Contabilidade.

Para o evento, o Ibracon lançou um hotsite com todas as informações, inclusive sobre as inscrições, que pode ser acessado no endereço  http://www.ibracon.com.br/conferencia/edicao9/. No mesmo hotsite, o interessado poderá acompanhar a programação e os palestrantes já confirmados.

A 9ª Conferência do Ibracon é credenciada no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), valendo pontos/créditos para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC).

 

Programação

No dia 10, a abertura contará com a presença dos presidentes do Ibracon, Francisco Sant’Anna; da CVM, Marcelo Barbosa; e do CFC, Zulmir Ivânio Breda.

Em sequência, será realizada a palestra sobre “Cenário Econômico”, apresentada por Marcos Lisboa, presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), cuja trajetória abrange experiências em entidades acadêmicas e governamentais, além da passagem como executivo em importantes instituições financeiras. Após a apresentação será realizado um debate sobre o assunto, moderado por Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon.

Também no dia 10, será realizado o painel “Cyber Security – Aplicações Práticas”, conduzido pelo Membro do Conselho de Administração do Bradesco, Maurício Minas, em que será realizada uma ampla discussão sobre a questão de proteção de dados em meio digital, um tema de extrema importância, uma vez que a partir do próximo ano estará em vigor a Lei 13.709/2018, conhecida como “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” (LGPD). O painel também contará com a presença do membro do Grupo de Trabalho (GT) Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon, Paulo Carvalho, como debatedor, e do Diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon, Tadeu Cendón, como moderador.

Para encerrar o primeiro dia, será realizado o painel “IFRS 16 – Desafios na Aplicação”, a norma internacional que trata das operações de arrendamento mercantil e que mudou a forma como as organizações administram seus contratos, contando com a presença do Coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon, Rogerio Mota; Diretor de Controladoria da Magazine Luiza, Marcel Rodrigues; Analista de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Osvaldo Zanetti Favero Júnior, com moderação do Diretor Técnico do Ibracon, Rogerio Garcia.

Já no dia 11, as Normas Internacionais de Contabilidade continuarão sendo o foco, dessa vez com o painel “Atualidades das IFRS”, contando com o Membro do Board do International Accounting Standards Board (IASB), Amaro Gomes, e a participação do Vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio Coelho, e do Diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon, Tadeu Cendón. O moderador desse painel será o Diretor de Administração e Finanças do Ibracon, Francisco Reis.

Em seguida será a vez do painel “Atualização de Normas de Auditoria e de Ética”, que contará com a presença da Assessora Técnica no International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), Vivien Bauer, com a integrante do Grupo de Trabalho Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon, Renata Peppe, e o Coordenador do Grupo de Trabalho Ética e Independência do Ibracon, Fernando Elias da Costa. O segundo painel de terça-feira terá o Diretor de Comunicação do Ibracon, Clinton Fernandes, como moderador.

No início da tarde, será realizada a palestra “Diversidade e Democracia: Todos somos diversos”, apresentada por João Silvério Trevisan, escritor, jornalista e ativista na área de Direitos Humanos, cineasta e vencedor do Prêmio Jabuti, um dos mais renomados prêmios literários do Brasil, e também do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), para discutir o desenvolvimento da diversidade no ambiente de negócios. O Presidente da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan, e o Presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, participarão como debatedores.

E encerrando a 9ª Conferência de Contabilidade e Auditoria Independente, o painel “Novas Demandas de Trabalhos de Asseguração” abordará as oportunidades de trabalhos relacionados a asseguração, assim como, a adaptação dessas demandas considerando o que é permitido pela norma de auditoria. Serão painelistas o Membro do Grupo de Trabalho (GT) Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon, Adriano Thomé; e o Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Novos Serviços do Ibracon, Marcelo Cioffi. A moderadora da vez será a Diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon, Monica Foerster.

As inscrições estão abertas em:  http://www.ibracon.com.br/conferencia/edicao9/index.php

Conteúdo divulgado pelo Ibracon

chat