Seminário de Governança promoveu maior integração dos Conselhos

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), com o apoio do Fórum de Conselhos Profissionais do Estado do Espírito Santo, realizaram o Seminário de Governança Aplicada aos Conselhos Profissionais na última sexta-feira (17/5), no Auditório do CRCES.

A iniciativa teve como objetivo uma maior integração dos Conselhos, tendo em vista, a importância dos temas, Governança e Gestão Pública.

O seminário contou com a participação dos profissionais das áreas de prestação de contas dos diversos Conselhos, eles tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos através das apresentações de boas práticas em transparência, controle social, compliance e relato integrado, tudo isso, através de quatro palestras realizadas durante o dia e muita troca de experiências.

O Seminário de Governança proporcionou uma grande interação entre os profissionais promovendo o fortalecimento dos Conselhos Profissionais do Estado do Espírito Santo e informando aos gestores sobre boas práticas de governança.

O propósito de iniciativas como esta, é fazer com que a sociedade saiba e entenda de forma clara o andamento da gestão pública adotada pela instituição, principalmente em termos de orçamento e gastos públicos, onde a transparência é a meta do trabalho, dessa forma, a sociedade terá acesso às informações de forma equilibrada, transparente e ética.

Os canais de comunicação com o cidadão, por meio das Ouvidorias, ganharam destaque no evento, com a finalidade de exercer a cidadania e promover o controle social das contas públicas.

O presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), Alexandre Vaz Castro, atual coordenador do Fórum de Conselhos Profissionais do Estado do Espírito Santo, em seu pronunciamento agradeceu ao presidente Roberto pela iniciativa de realizar o Seminário e ressaltou: “A intenção do Fórum é cada vez mais integrar os Conselhos Profissionais naquilo que temos em comum, nas práticas administrativas, nas ações de fiscalização e principalmente permitir que nós possamos dar maior transparência, maior legitimidade e maior valorização às categorias que representamos”, disse Alexandre.

 

A programação contou com as palestras:

O presidente Roberto Schulze abriu o evento e ressaltando o compromisso do Conselho em renovar suas ações e se aproximar dos profissionais da contabilidade e da sociedade como um todo, mostrando qual a nossa importância e o trabalho executado. “Espero que neste evento possamos trocar informações e experiências, afinal, uma coisa que é comum a todos nós é a contabilidade”, ressaltou o presidente.

 

A transparência é um objetivo constante, o CRCES e os Conselhos coirmãos estão se adequando a um novo momento e integrados aos órgãos públicos buscam trazer informações para tornar mais eficiente a gestão pública.

 

 

A primeira palestra do dia contou com a presença do Secretário do Tribunal de Contas da União, Edmur Baida, que abordou as melhorias necessárias aos Conselhos de Profissões Regulamentadas com base nas últimas fiscalizações e orientações centralizadas (FOCs).

Seguindo a programação da manhã, Soleane Souza de Oliveira Viana, Gerente de Controle Interno do CRCES tratou das boas práticas de governança nas aquisições, gestão de riscos, integridade e referencial de governança do TCU.

No período da tarde, o conselheiro do CRCES e da OAB, Walterleno Maifrede Noronha ministrou a palestra “ Responsabilidade Civil de Ordenadores de Despesas – Aplicação aos Conselhos de Profissões Regulamentadas”.

Dando continuidade ao evento, a diretora Executiva do CRCES, Renata Mazocco fez uma exposição sobre cumprimento legal dos serviços ao cidadão (transparência, ouvidoria, eSIC, carta de serviços ao cidadão, dentre outros).

O encerramento do evento contou com coffe break de integração e para os profissionais dos Conselhos.

O sucesso do evento se deu pelo trabalho colaborativo e pela qualidade dos conteúdos compartilhados através de seus brilhantes palestrantes.

chat