IV Seminário coloca em destaque as novas tecnologias e a humanização nas relações

Períodos de crise, tempos difíceis com mudanças inesperadas que alteraram a vida das pessoas em todas as áreas. Assim estamos vivendo desde o início da pandemia neste ano de 2020. Porém, de acordo com os ensinamentos do Prof. Cortella, durante o IV Seminário de Gestão da Profissão Contábil – “É necessário sempre lembrar que após um tombo precisamos levantar com atitudes mais corajosas e ter a certeza que vamos estar mais preparados para os novos desafios.”

Além dessa nova postura diante das dificuldades, o evento trouxe para o debate que a ciência contábil não tem que ser substituída, mas sim vitalizada diariamente, que a união dos atores do setor contábil na busca por soluções estratégicas foi fundamental para a sobrevivência das empresas e que a humanização nas relações se tornou, junto com os investimentos em tecnologia, a base de qualquer planejamento de gestão.

Abaixo, um pouco dos ensinamentos expostos por cada palestrante:

  • Painel de Abertura “Cenário da Profissão Contábil no Brasil Pós-Pandemia”

ZULMIR IIVÂNIO BREDA – PRESIDENTE DO CFC

“O papel do CFC durante esse período foi de apontar as alternativas e os caminhos para a sobrevivência das empresas. Assim como, a classe contábil teve participação decisiva em várias situações, como a busca pelas linhas de crédito, ajuda na área trabalhista com as legislações produzidas e mostrando para todos o real valor dos profissionais contábeis. Além de nesse período conseguirmos atuar no fortalecimento do aspecto social que a área contábil deve proporcionar e quero parabenizar a excelente postura de todos os gestores e dirigentes de conselhos de classe, para juntos encontrar as melhores soluções”.

EDMAR CAMATA – SECRETÁRIO DE ESTADO DE CONTROLE E TRANSPARÊNCIA

“Tivemos que trabalhar com um novo plano de ações, mas os cuidados com o controle e a transparência na divulgação das informações foram intensificados. Dessa forma, utilizando das estratégias certas, o Estado conseguiu alcançar uma posição de destaque, sendo o primeiro em transparência nos dados da saúde durante a pandemia. Aproveito o espaço para parabenizar todos os contadores que foram essenciais nesse momento, já que com responsabilidade e agilidade nas atualizações das informações atuaram junto às empresas buscando os caminhos certos e humanizando as relações comerciais”.

SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR – PRESIDENTE DA FENACON

“Apesar de todos os desafios enfrentados tenho muito orgulho pela eficiente interlocução que conseguimos fazer com  os órgãos essenciais, sendo um período de muitas dificuldades, mas  a aproximação das instituições se tornou um elo fundamental para encontrarmos as soluções estratégias. Outro ponto relevante nesse momento foi o foco numa comunicação mais clara e objetiva, no qual a percepção da classe e de toda a sociedade das ações realizadas ficou muito evidente.”

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM – PRESIDENTE DA ABRACICON

“Preciso enfatizar o quanto esse momento de novos desafios e agonias nos trouxe  a possibilidade de resgatar o valor do ser humano, nos dando várias oportunidade de crescermos como pessoas e como gestores e assim, melhorar nossos relacionamentos em todas as áreas. Outra questão primordial foi a união das entidades, atuamos de de mãos dadas para sair mais fortes dessa crise e isso  tem um significado especial para a postura diante do novo cenário.”

 

  • Qual é a Tua Obra? Inquietações Positivas sobre Gestão, Liderança e Ética

PROF. MARIO SERGIO CORTELLA

“Estamos vivendo momentos de agonias e angústias, mas também de inovações e oportunidades. Dessa forma, é importante  não sucumbir aos sentimentos ruins. Vale ressaltar que o medo não é negativo, negativo é o pânico. Temos que aproveitar para partilhar ideias esperanças e convicções. Então, qual é a sua obra? Torna-se necessário a alguém. Priorizar os afetos, os ensinamentos que foram compartilhados, isso sim fica e vale a pena. Temos que ter raízes e não âncoras. Quero destacar uma frase para ficar de alerta, que vem de uma música do capixaba Carlos imperial – A Praça: a mesma praça, o mesmo banco, o mesmo jardim. É necessário ter gestão para sair do mesmo, competência para mudar. Não seremos inéditos, mas não podemos ser idênticos, temos sempre que dar vitalidade a tudo que fazemos. Portanto, a ciência contábil não tem que ser substituída, ela tem que ser vitalizada, já que o profissional contábil é quem está na linha de frente para oferecer solidez, verdade e  credibilidade”.

 

  • Gestão de Risco x Tecnologia

MARCELO LOMBARDO – PRESIDENTE OMIE

“É mais que necessário fazer uma contabilidade mais humanizada, tendo uma discussão sobre desempenho e estratégias, em que o contador se torne mais consultivo e converse mais com os clientes sobre o desempenho dos negócios.  Somos profissionais com um propósito muito importante de trazer prosperidade para o ecossistema empreendedor do país. Por isso, é relevante criar um relacionamento mais aberto e harmônico, já que o contador tem um poder transformacional e de muita influência.”

 

  • Gestão Financeira e a utilização do BPO nas empresas

LUIZ CORRÊA – EMPRESÁRIO CONTÁBIL

“O BPO é uma solução tecnológica, sendo uma ferramenta estratégica e gerencial que todos os empresários deveriam aplicar. E junto tem que ter mudanças de cultura e quebras de antigos paradigmas e de atitudes conservadoras. O BPO entrega formas para nos tornamos esse personagem mais relevante diante de todos os clientes.”

 

  • Produtividade Antifrágil

LUCIANO PIRES – PALESTRANTE PROVOCACIONAL

“O sucesso dos negócios é focar nas coisas que não vão mudar. Ter uma visão expandida, buscar outro ponto de vista e assim conseguir gerenciar melhor as situações de risco. É importante para tudo na vida ter um equilíbrio entre coração e cérebro e entender que o antifrágil é aquilo que não se ganha com o caos, mas que é necessário para a evolução tanto das pessoas como dos negócios. Uma produtividade antifrágil tem relacionamentos baseados na confiança e nos propósitos, medindo qualidade, prioridades e os aprendizados, para criar uma unidade de pensamentos.”

chat