CRCES realiza mais uma plenária ao vivo

Mais uma vez fortalecendo a transparência e a total divulgação das ações, o CRCES realizou nesta terça-feira, 24/11, sua penúltima Plenária de 2020 ao vivo no Canal CRCES. Muitos temas relevantes sendo discutidos, como  a Reforma Tributária, as parcerias com instituições e órgãos públicos e , também, a valorização da representatividade social do profissional contábil.

Dessa vez, dentro do Projeto Mãos Dadas foram convidados o vice-presidente de Relações Institucionais do CFC, Joaquim Bezerra Filho e o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Joaquim trouxe para o debate todas as contribuições da Câmara que preside junto com ações efetivas e abrangentes em todas as áreas que a contabilidade alcança num trabalho de desbravamento e sempre com o intuito de colocar o profissional como protagonista.

“Diante de m período difícil que estamos enfrentando, todo esse trabalho estratégico de fortalecer os relacionamentos institucionais com os poderes constituídos mostrou nossa capacidade evidente de articulação e de evidenciar a imagem de profissionais que atuam com ferramentas essenciais para o desenvolvimento do país e de toda a sociedade”.

O vice-presidente também enfatizou sobre a contribuição social e solidária dos contadores, tendo um papel de suma importância no resguardo social e nessa representatividade de alcance sócio político. Outro assunto destacado foi a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para ressaltar a atuação do profissional contábil nas prestações de contas eleitorais, com foco na relevância desse trabalho ser executado dentro dos princípios da contabilidade.

Joaquim Bezerra passou a palavra para o nosso representante no CFC, conselheiro Haroldo Santos Filho que também trouxe informações sobre esse projeto junto ao TSE, pois ele fez parte da comissão efetiva. O conselheiro Haroldo Santos falou também sobre as ações em relação ao grupo que está debatendo a Reforma Tributária, enfatizando o incentivo desse debate social com as propostas existentes para que sejam apresentadas as sugestões na ótica da contabilidade dentro do que for pertinente dentro da execução de um novo modelo tributário.

Já o secretário Rogelio Pegoretti trouxe a informação que nesta semana ainda, o governador Renato Casagrande vai anunciar um novo plano de retomada do crescimento do estado, em que as todas as ações serão para reativar e acelerar a economia capixaba.

“Nosso trabalho de enfrentamento da pandemia está sendo todo baseado em deixar um ambiente de negócios mais promissor, buscando dar mais oportunidades aos setores, assim como criando um cenário mais atrativo para investimentos de novas empresas. Por isso, sempre destaco esse trabalho em conjunto com os contadores pela defesa de um bom ambiente regulatório e, também,  na contribuição do crescimento do Espírito Santo”.

Ele também ressaltou sobre os investimentos que serão aplicados na SEFAZ reforçando as melhorias no atendimento aos contribuintes, tendo uma reestruturação na secretaria e novas ações de fiscalização que visam reduzir a sonegação e para que não tenhamos concorrência desleal. E sobre os valores de investimentos que o governo já está fazendo em infraestrutura de rodovias e portos.

Após essas participações, a presidente Carla Tasso direcionou para a discussão sobre a pauta do dia e cedeu espaço para todos os vice-presidentes e para os conselheiros fazerem uma análise do plano de trabalho.

 

chat