Primeira Plenária do ano destaca a área de Contabilidade Pública

Nesta terça-feira, 19/01, o CRCE realizou a sua primeira reunião Ordinária da Plenária, ao vivo pelo canal do CRCES TV, no YouTube. Mais uma vez fortalecendo a transparência e a divulgação das informações para toda a classe e, também, toda a sociedade.

E nesta Plenária o convidado do projeto Mãos Dadas foi o auditor de Controle Externo e secretário Geral de Controle Externo do TCE-ES, Rodrigo Lubiana Zanotti. Ele trouxe informações relevantes da atuação do tribunal evidenciando ainda mais o papel do profissional da contabilidade, em que a busca por atualização constantemente e com foco no futuro.

“Vivemos um momento no qual a mudança de pensamentos e atitudes, uma mudança cultural é primordial para mostrar o valor do profissional contábil da área publica, As Ciências Contábeis existem para favorecer as tomadas de decisões e é nessa hora que os profissionais mais antenados e engajados na evolução dos processos se mostram como essenciais”, afirmou Lubiana.

Assim como também afirmou a importância do trabalho em parceria entre as instituições para planejar e realizar ações visando levar atualização e novos conhecimentos aos profissionais e todos os servidores. A presidente do CRCES, Carla Tasso, enfatizou que o Conselho será um canal para alinhar as dúvidas dos profissionais e levar para a ajuda da equipe do TCE-ES e ajudar na divulgação das audiências e consultas públicas sobre as atualizações das legislações.

Outro ponto citado nesse debate foi a importância da conscientização dos gestores públicos sobre a estrutura de governança e sobre a parte da remuneração que merecem a atenção para que os resultados sejam sempre positivos.

Logo depois foram mostrados os dados da parte dos processos jurídicos que atua para ajudar os profissionais na hora da regularização, as informações do setor de contabilidade, mudanças internas e as ações relacionadas à aplicação do Exame de Suficiência, no próximo dia 31/01.

Notícias sobre a aplicação da LGPD, as ações da Comissão do CRCES em relação ao tema e também foram destacadas as pautas discutidas nas reuniões do GTFAZ e do Fórum REDESIM.

Todos os vice-presidentes puderam mostrar as informações dos setores de Controle Interno, Fiscalização, Registro, Desenvolvimento Profissional e da área Administrativa, com a exposição dos números e das metas alcançadas.

 

chat