Plenária de agosto tem a presença do secretário da Fazenda

A Plenária Ordinária de agosto, realizada nesta terça, 24/08, teve a presença do secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, que assumiu a pasta há poucos dias, mas já se colocou à disposição para junto com o CRCES e com o GTFAZ-ES continuar o trabalho de busca de estratégias que melhorem o mercado.

O secretário apresentou os projetos que estão sendo trabalhados e outros que estão previstos para o futuro. “Temos quase 100 projetos em andamento na Sefaz. Estamos analisando todos eles, vendo quais são prioritários, quais são mais urgentes, para que possamos desenvolver um bom trabalho e entregar uma secretaria mais rápida e mais transparente”, disse Marcelo Altoé ressaltando que conta com a participação do CRC-ES no desenvolvimento desse trabalho.

A título de exemplo, o secretário apontou as recentes melhorias feitas no sistema do Refis. “Na nossa primeira reunião foram apontadas algumas propostas de melhorias no Refis – a maior parte de ordem tecnológica – e tudo foi prontamente corrigido. É muito importante, para nós, receber esse retorno de quem vem utilizando o sistema para que possamos aprimorar o serviço”, acrescentou Altoé.

A presidente do CRCES, Carla Tasso, ressaltou sobre a abertura do Conselho para ter esses debates e, também sobre as iniciativas de colaborar no desenvolvimento dos projetos da Sefaz. “Temos contato direto com os representantes da Secretaria da Fazenda. Tanto que hoje entregamos um ofício ao secretário propondo alterações que, acreditamos, irão melhorar o ambiente de negócios no Estado”.

Após a participação do secretário, foi passada a palavra para os vice-presidentes apresentarem suas ações e dados dos setores de Controle Interno, Fiscalização, Registro, Desenvolvimento Profissional, Administrativo e Institucional.

Um dos destaques também citados na reunião foi sobre a atuação do Conselho junto às entidades em relação à discussão da Reforma Tributária, sendo uma ação pioneira no país já que, em parceria também com o SEBRAE/ES e com o FÓRUM REDESIM, foram feitas as primeiras sugestões sobre a reforma e apresentado aos parlamentares capixabas e às entidades empresariais.

chat