Última Plenária de 2021 destaca os números da gestão e um espaço de homenagem

Nesta quarta-feira, 15/12, foi realizada a última Plenária do ano e, também, o encerramento dos trabalhos da gestão 2020 e 2021. Na ocasião, os vice-presidentes e a presidente apresentaram a prestação de contas dos dois anos de mandato, com todas as informações dos projetos realizados e das metas alcançadas.

No mesmo evento, por iniciativa do CRCES, foram convidados os profissionais que atuam na área pública para receber uma homenagem pela conquista de compor o ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Exercício 2020, produzido pelo Tesouro Nacional.

A presidente do Conselho, Carla Tasso, convidou o presidente do Tribunal de Contas do Estado do ES, Rodrigo Chamoun e a Simone Velten, para também entregarem a homenagem aos contadores que estão lotados em alguns municípios do Estado.

São eles:

Cristina Vieira de Andrade – Prefeitura Municipal de Santa Teresa

Edgar Antonio Goroncio – Câmara Municipal de Santa Teresa

Cintia Dias Siqueira Dioscanio – Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Josely Soares da Silva Roly – Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante

Gustavo Bergamaschi – Prefeitura Municipal de Marilândia

Fernando Pereira – Prefeitura Municipal de Marilândia

Karine Dalfior Prando – Câmara Municipal de Marilândia

Para Cristina de Andrade, que ficou em primeiro lugar, esse reconhecimento vai ao encontro de todo empenho do contador público. “Quero dividir essa homenagem com todos os profissionais dos 78 municípios e que sirva realmente para fortalecer a valorização do contador da área pública.”

Já a presidente do CRCES, Carla Tasso, enfatizou sobre a importância das parcerias e das ações em relação a multiplicação de conhecimentos para os profissionais que atuam na área pública, assim como foi a produção do curso inédito em parceria com o TCEES.

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, chamou a atenção para os pilares da atuação na área de Controle Externo. “O primeiro e o maior desses pilares é ser guardião da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim como, os contadores da área pública trabalham com os dados confiáveis e merecem esse reconhecimento.”

E a Auditora de Controle Externo, Simone Velten, trouxe uma informação importante sobre as novas ações que o Tribunal vai fazer a partir de 2022. “Vamos juntos com os contadores fazer um diagnóstico de como estão esses pilares nos 78 municípios, com encontros periódicos para sanar as dúvidas e, também, para compartilhar experiências.”

Logo depois, teve início a apresentação da prestação de contas, começando pela presidente e depois pelos vice-presidentes de Controle Interno, Administração e Finanças, Fiscalização, Registro, Desenvolvimento Profissional e Institucional. Foi ressaltado que todas as ações estão no site, demonstrando transparência, ética e responsabilidade.

Também foram convidados para essa última Plenária de 2021, o contador Valdir Stelzer, o conselheiro que representava o ES no CFC, Carlos Damasceno, que falou sua atuação lá nesses dois anos, e a presidente do Sindicontábil, Milza Fernandes que recebeu o manifesto dos contadores públicos em relação ao piso salarial.

 

chat