Clique aqui para saber mais sobre a nossa política de privacidade.
FONTE: ASSESSORIA CRCES
Por Fernanda Rossi
No último dia 13 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu um Treinamento sobre a prática processual para os conselheiros do CRCES, com a finalidade de aperfeiçoamento no julgamento dos processos internos.
Esse tipo de treinamento é oferecido pelo CFC sempre que há eleição para a renovação de 2/3 do plenário nos Regionais, o que traz novos conselheiros aos CRCs e, com isso, a necessidade de atualização dos novatos na prática processual.
Durante o treinamento foi apresentada a Resolução CFC 1309/2010, que aprova o Regulamento de Procedimentos Processuais dos Conselhos de Contabilidade, que dispõe sobre os processos administrativos de fiscalização, e dá outras providências.
Além disso, o treinamento demonstrou o entendimento que o CFC vem adotando nos últimos anos quanto ao julgamento de processos, de forma que haja uma metodologia de julgamento uniforme em todo o sistema CFC/CRCs.
Para o instrutor do treinamento, o conselheiro do CFC, contador Paulo Pacheco, esse treinamento é importante para que os Profissionais da Contabilidade possam se julgados com ética pelos conselheiros.
”A intenção é que nossos colegas de contabilidade tenham um julgamento justo, sempre preservando a ampla defesa e o contraditório. Além disso, queremos evitar problemas para o sistema, diante de algum excesso ou julgamento que não atenda a nossa resolução”, afirmou Paulo Pacheco.
O conselheiro do CFC também elogiou a atuação dos conselheiros do sistema CFC/CRCs, destacando que a qualidade dos profissionais tem aumentado. ”A qualidade de nossos colegas conselheiros, não só aqui no Espírito Santo, mas nos demais Regionais, tem aumentado no sentido de que estão se aperfeiçoando e tendo a consciência de que o trabalho como conselheiro requer responsabilidade e comprometimento”, enfatizou.
Ao todo participaram do treinamento 18 conselheiros do CRCES, entre efetivos e suplentes, além de funcionários do Regional.