CONEXÃO CONTÁBIL SUDESTE DISCUTIU TEMAS DE RELEVÂNCIA PARA A CLASSE CONTÁBIL

Conexão Contábil, edição Sudeste, foi realizado em Vitória, nos dias 27 e 28/07, numa organização do CFC, CRCES, CRCRJ, CRCSP e CRCMG . O encontro reuniu contadores formato híbrido.

“É uma conexão de ideias, pessoas, entidades e estados, onde vamos conectar experiências, desafios e oportunidades para nós profissionais da contabilidade. Também vamos falar sobre ESG. Os contadores precisam abraçar essas causas”, afirmou em seu discurso o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior.

O evento trouxe uma pauta diversificada e relevante para os participantes discutirem, como: Habilidade e competências do profissional da contabilidade na visão do mercado; A fiscalização como instrumento de proteção da sociedade; Criptoativos e metaverso; Desafios e inovações para a classe contábil na prestação de contas do processo eleitoral; e a adoção da ESG nas empresas de pequeno e médio porte e o papel primordial do profissional da contabilidade.

“Uma alegria enorme receber profissionais do país todo na nossa bela Vitória em busca de atualização e com vontade de fazer trocas importantes para a valorização da contabilidade. Foram dois dias intensos com muita produção de conteúdos relevantes, mas, também, de interação e reencontros”, afirma a presidente do CRCES, Carla Tasso.

E o painel do primeiro dia teve como tema “Fundamentos da governança pública e seus mecanismos”. O palestrante foi o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União, Luis Afonso Gomes Vieira. Os pilares da governança e a necessidade de ela ser considerada uma política pública, foram os principais assuntos discutidos com os participantes.

“A governança pública é um tema muito importante para a gente tratar em um ano eleitoral. Falar em governança é falar em serviço público e os contadores têm um papel fundamental nisso, como controladores”, disse a coordenadora do painel, Maria Clara Bugarim.

O Conexão Contábil é composto de uma série de eventos regionalizados, promovidos de forma híbrida, gratuitamente, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.O próximo reunirá os estados do Sul e será realizado nos dias 30 e 31 de agosto em Curitiba.

A primeira palestra do segundo dia do Conexão Contábil Sudeste tratou das habilidades e competências do profissional da contabilidade na visão do mercado. O evento reuniu mais de mil participantes, em Vitória (ES), no modelo presencial, e pela plataforma Zoom e pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube, na modalidade digital.

Para falar sobre o assunto, estiveram presentes no painel, o diretor de finanças, estratégia e riscos e tecnologia da informação da ArcelorMittal Brasil, Paulo Wanick, o CEO da Fucape Business School, Valcemiro Nossa, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-presidente do CFC, Maria Clara Bugarim. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Aparecido Maion, foi o moderador da apresentação.

Wanick iniciou a sua participação destacando a sua visão sobre a posição dos profissionais da contabilidade no mercado. “Ao nosso ver, o profissional da contabilidade está inserido dentro de um mundo de finanças. Eu costumo dizer que finanças é a língua dos negócios e a contabilidade é a gramática. Para você ter um bom entendimento do negócio, precisa entender de finanças, que é ainda mais abrangente que a Contabilidade, mas, se não falarmos a língua certa, não conseguimos nos comunicar direito, fazer [algo] bem compreendido, e passar uma mensagem adequada para o mercado, para os administradores, para os acionistas, para os demais stakeholders de uma organização e para o mercado de capitais de uma maneira geral”, contextualizou.

O palestrante explicou que os estudantes de Ciências Contábeis, assim como os profissionais já formados, devem ter uma visão mais ampla. “O profissional e o estudante de contabilidade, a meu ver, no meu julgamento, devem ampliar os seus horizontes, sair um pouquinho da caixa somente Contabilidade, olhar um pouquinho mais o espectro da organização, do entendimento do que é uma organização, de como essa organização deve funcionar, quais são os grandes atributos, qualidades, os diferenciais competitivos, as estratégias, os riscos e, entendo isso, terão condições de ascensão, de penetração maior, de empregabilidade”, afirmou.

O representante da ArcelorMittal apresentou algumas pesquisas internacionais e falou sobre tendências disruptivas globais no pré-pandemia que poderiam desafiar e/ou impactar as áreas de finanças e o mercado. Wanick ainda apresentou algumas orientações sobre como essas situações poderiam ser enfrentados pelos departamentos de finanças, que incluem a Contabilidade, assim como as formas de atuação desses profissionais e as competências necessárias àqueles que atuam nessa área, que podem ser diferenciais competitivos.

A apresentação, o olhar e os conceitos de Valcemiro Nossa estavam alinhados com as visões de Wanick. O representante da Fucape destacou os impactos dos avanços tecnológicos e a relevância de o profissional estar preparado para analisar outros aspectos que envolvem a organização. “Tenho que olhar muito a estratégia como um todo, onde que aquela contabilização, mensuração, geração de informação vão ser úteis em algum momento. Se temos um olhar ‘maior’ em relação ao negócio em si, mais utilidade eu consigo dar aos números contábeis”, pontuou.

Dando continuidade, refletiu com o público sobre os impactos da internacionalização, do avanço tecnológico e das mudanças no mercado de trabalho na formação dos futuros profissionais da contabilidade e sobre a necessidade de reformulação dos currículos.

Maria Clara Bugarim iniciou a sua participação destacando que, para estarem aptos ao exercício profissional, os contadores precisam de uma formação sólida e alinhada com as necessidades do mercado.

A presidente da Abracicon expôs ao público a proposta de reforma curricular do curso de Ciências Contábeis, o qual a contadora disse estar “antenada” com as demandas do mercado de trabalho. Bugarim é coordenadora indicada pelo CFC para esse projeto e apresentou aos participantes o desenrolar das atividades, as motivações para a alteração das diretrizes curriculares e os pontos contemplados no documento produzido. A palestrante ressaltou as expectativas em relação ao desenvolvimento da Contabilidade no país. “Queremos, sim, proteger a nossa profissão. Queremos, sim, disponibilizar para o mercado e para as empresas esse profissional apto”, enfatizou.

Um tema em alta no século XXI foi o assunto de uma das palestras do Conexão Contábil Sudeste, na manhã do dia 28 de julho: criptoativos e metaverso. O evento acontece nos dias 27 e 28 de julho, em Vitória (ES). Os participantes também podem acompanhar a programação a distância, por meio da plataforma Zoom, para inscritos, ou pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

A sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG no Brasil, Thammy Marcato, foi a palestrante convidada para falar do assunto. O presidente do CFC, Aécio Dantas, foi o moderador do bate-papo.

Marcato iniciou a sua apresentação explicando o porquê de se entender e falar sobre o metaverso e expôs ao público o grande montante de capital que vem sendo investido nesse “mundo virtual”, que precisará ser contabilizado. A palestrante ainda pontuou que já há uma migração de pessoas para esse espaço digital e que existem projeções do tempo que as pessoas passarão no local diariamente. “A imersão em mundos digitais para interações sociais ou mercadológicas já está acontecendo. Então, isso não deveria assustar ninguém, consequentemente, se isso não deveria assustar ninguém, é só mais um ponto para falar que isso já está acontecendo. Só não sabemos aonde vai chegar”, afirmou.

Marcato ainda alertou que, se no metaverso vai ter gente e capital, vai haver geração valor, mas ponderou a noção sobre o conceito de “valor”. “Vai existir um valor que a gente não conhece hoje. Vamos criar coisas que não eram possíveis antes disso. É aqui que precisamos estar muito atentos, por que como vamos contabilizar coisas que não sabemos o que é?”, ponderou. A palestrante ressaltou que será necessário preparação, já que, embora não se conheça o que haverá no metaverso, será necessário fazer a contabilização.

Dando continuidade, explicou como se chegou aos conceitos sobre esse mundo virtual e esclareceu que a análise do metaverso envolve três frentes, a tecnológica, a cultural e a econômica e explicou cada uma delas.

Outro ponto levantado foi a mudança de valor dos ativos físico e digital. Segundo a palestrante, para parte do público, o ativo digital passa a ser mais importante do que o ativo físico, sendo esta a maior mudança verificada nessa nova realidade.

Em seguida, tratou do segundo tema da palestra e lembrou ao público que não há apenas um criptoativo e disse que os contadores precisam compreender que cada criptoativo possui uma atividade diferente.

Aécio Dantas falou que ainda há muitas questões envolvendo o metaverso e ressaltou a postura que deve ser adotada em relação ao mundo digital. “É a nossa realidade e algo que realmente precisamos ir refletindo e estudando”, disse.

contou com um painel para falar da importância da fiscalização como instrumento de proteção da sociedade. A apresentação teve início com a fala do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, no papel de moderador das palestras.

Para o vice-presidente, a equipe do CFC tem a missão de descomplicar a profissão. “A nossa missão hoje é trazer conhecimento sobre a importância da fiscalização para proteger os profissionais e, consequentemente, proteger a sociedade”.

O presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai, ressaltou, durante sua palestra, que a regulação anda junto com a fiscalização. “Não tem como fazer com que essas duas coisas andem separadas”, afirmou.

Na visão dele, a regulação e a fiscalização trazem um benefício imprescindível à sociedade.

“A fiscalização é feita para poder valorizar a profissão contábil, pois verifica se a regulação está sendo cumprida de forma adequada e, com isso, o profissional é valorizado”.

Coscodai também disse que a fiscalização tem o papel de proteger aqueles que usam a Contabilidade e que esse trabalho é feito para o benefício da sociedade, sendo fundamental para promover o profissional, assim como a qualidade do seu trabalho.

Em seguida, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, falou sobre os norteadores da fiscalização. “No Conselho, eu tento mudar essa cultura de dizer fiscalização preventiva ou fiscalização orientativa, pois, fiscalização é fiscalização e ponto”, disse Sandra.

Para dar sequência ao tema, foi convidado o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcelo Roberto Monello. O profissional trouxe a sua experiência dentro da área de fiscalização no Conselho. “A ideia da participação do CRCSP é trazer a prática da fiscalização que acontece em todos os Conselhos Regionais e mostrar o que nós temos feito em São Paulo em termos de fiscalização”, explicou. Segundo ele, o trabalho é feito com foco na fiscalização em relação às informações eletrônicas e às informações de inteligência. “Focamos em informações precisas utilizando um banco de dados significativo, onde temos dados dos profissionais e das empresas registrados”.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho, começou a apresentação dizendo que, se a fiscalização existe, é necessário se preparar para não ser fiscalizado. “A fiscalização é para todos, mas é necessário ter internamente uma base de segurança processual, como conhecer o seu cliente no mercado em que ele vai atuar, elaborar proposta comercial, elaborar contrato de prestação de serviços”, disse Daniel.

Para o presidente da Fenacon, essas medidas são simples e garantem mais segurança para a empresa na hora da fiscalização. O palestrante finalizou a sua apresentação no painel parabenizando a governança do CFC e a evolução do Conselho no quesito da fiscalização.

Por Agência Apex e Lorena Molter – CFC

 

PARA ASSISTIR AO EVENTO – CLIQUE AQUI 

 

FOTOS: DANILO SHELLMANN

chat