CRCES é o 1º Conselho de Profissão do ES a integrar a ONU

O primeiro Conselho Regional de Contabilidade e um dos primeiros conselhos de profissão a ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, é o CRCES. A iniciativa da Nações Unidas (ONU), visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

O CRCES criou uma comissão para acompanhar o processo de adesão e fomentar novas práticas para o desenvolvimento sustentável do conselho. A Comissão segue em tramite normativo de publicação.

 

Veja a lista de iniciativas atualmente realizadas pelo CRCES

 

  • Implantação do sistema solar fotovoltaica

 

  • Implantação do portal de assinaturas eletrônicas;

 

  • Manutenção de um contrato de outsourcing de impressão;

 

  • Configuração das impressoras para imprimir em frente e verso;

 

  • Redução do quantitativo de impressoras.

 

  • Campanha “Julho sem Plástico” que resultou na eliminação do uso de descartáveis pelos colaboradores do CRCES.

 

  • Aquisição de uma assinatura, de perfil empresarial, na plataforma Zoom para realização de reuniões online.

 

  • Aquisição de lixeiras com divisória para a separação dos resíduos gerados no CRCES;

Outras propostas estão em estudo pelas Comissões e passam por avaliações mensalmente, por seus membros. Para a presidente do CRCES, Carla Tasso, a aceitação do Conselho no Pacto Global da ONU, demonstra a responsabilidade social que o órgão tem perante a sociedade. “Hoje somos o primeiro CRC do país a fazer parte desde acordo mundial e, o objetivo desta gestão, é sempre a proteção aos direitos humanos, abordagem preventiva quanto aos desafios ambientais e busca por uma sociedade mais justa”, ressalta a presidente.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

A presidente do CRCES, Carla Tasso, ressalta ainda que, ao integrar o Pacto Global o Conselho se compromete a reportar anualmente o progresso em relação aos Dez Princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

CRCES é o 1º Conselho de Profissão do ES a integrar a ONU

chat