Sefaz cria atendimento por videochamada para profissional da Contabilidade e Advogados

A partir desta segunda-feira (05), profissionais do Direito e Contabilidade poderão ser atendidos de forma virtual, por meio de videochamadas.

 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) inicia, hoje (05), um novo modelo de atendimento para advogados e contabilistas que precisam dos serviços das agências da Receita Estadual. Agora, profissionais do Direito e Contabilidade poderão ser atendidos de forma virtual, por meio de videochamadas.

 

O auditor fiscal e gerente de Atendimento ao Contribuinte, Pedro Gomes de Sá Junior, destacou que a novidade vem de uma pertinente demanda dos profissionais dessas duas áreas. “Esse tipo de serviço é pioneiro no Estado do Espírito Santo e vai otimizar o atendimento, propiciando mais qualidade e comodidade ao usuário. É um canal de modernização que pretendemos ampliar futuramente, podendo até ser aberto para a população em geral”, pontuou.

 

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCES), Carla Tasso, salientou que a mudança vem corroborar com a celeridade dos atendimentos. “As pesquisas comprovam que os atendimentos por meio de videoconferência se tornaram a forma de comunicação oficial durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Esta nova modalidade vai contribuir ainda mais para a interação do profissional com o órgão. Além de evitar que contadores do interior, por exemplo, se desloquem”, comentou.

 

O advogado Anderson Félis, diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES), disse que essa mudança vem ao encontro dos anseios de advogados e contabilistas para um atendimento mais célere. “Dessa forma, esperamos ter um feedback mais rápido e de maior qualidade num curto espaço de tempo. Parabenizamos a iniciativa e seguiremos sugerindo melhorias quando observamos tais oportunidades”, disse.

 

Os agendamentos deverão ser feitos pelo sistema https://agenda.es.gov.br/. Primeiro, o usuário deverá escolher qual será o assunto do atendimento (autos de infração, parcelamento de ICMS, retificação de DUA, entre outros). Depois, deverá ser selecionada a agência onde será feito o atendimento.

 

“É importante destacar que temos 11 agências que atendem os 78 municípios do Estado. Logo, se o profissional estiver em um município que não tem agência, ele deverá se atentar para a circunscrição das agências da Receita Estadual. Por exemplo, Rio Bananal não tem agência, mas os contribuintes desse município são atendidos pela agência de Linhares”, explicou o auditor fiscal e subgerente de Atendimento ao Contribuinte, Saulo Sérgio de Oliveira. (Confira o endereço das agências e a circunscrição delas no link ao final do texto).

 

Logo após concluir o agendamento, selecionando dias e horários disponíveis, o usuário vai receber um e-mail com o link da reunião. Neste e-mail, é solicitado o nome e o número de identificação do profissional, bem como algumas informações sobre o atendimento a ser realizado.

 

“Pedimos que os usuários entrem na reunião com cinco minutos de antecedência. Se o usuário tiver algum problema técnico, o atendente vai esperar por até 10 minutos. Caso não consiga conexão nesse tempo, o usuário deve agendar um novo atendimento”, complementou o subgerente de Atendimento ao Contribuinte.

 

Circunscrição das agências da Receita Estadual: https://sefaz.es.gov.br/circunscricao-das-ares

Fonte: SEFAZ

A partir desta segunda-feira (05), profissionais do Direito e Contabilidade poderão ser atendidos de forma virtual, por meio de videochamadas.  A Secretaria da Fazenda (Sefaz) inicia, hoje (05), um novo modelo de atendimento para advogados e contabilistas que precisam dos serviços das agências da Receita Estadual. Agora, profissionais do Direito e Contabilidade poderão ser atendidos de forma virtual, por meio de videochamadas.  O auditor fiscal e gerente de Atendimento ao Contribuinte, Pedro Gomes de Sá Junior, destacou que a novidade vem de uma pertinente demanda dos profissionais dessas duas áreas. “Esse tipo de serviço é pioneiro no Estado do Espírito Santo e vai otimizar o atendimento, propiciando mais qualidade e comodidade ao usuário. É um canal de modernização que pretendemos ampliar futuramente, podendo até ser aberto para a população em geral”, pontuou.  A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCES), Carla Tasso, salientou que a mudança vem corroborar com a celeridade dos atendimentos. “As pesquisas comprovam que os atendimentos por meio de videoconferência se tornaram a forma de comunicação oficial durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Esta nova modalidade vai contribuir ainda mais para a interação do profissional com o órgão. Além de evitar que contadores do interior, por exemplo, se desloquem”, comentou.  O advogado Anderson Félis, diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES), disse que essa mudança vem ao encontro dos anseios de advogados e contabilistas para um atendimento mais célere. “Dessa forma, esperamos ter um feedback mais rápido e de maior qualidade num curto espaço de tempo. Parabenizamos a iniciativa e seguiremos sugerindo melhorias quando observamos tais oportunidades”, disse.  Os agendamentos deverão ser feitos pelo sistema https://agenda.es.gov.br/. Primeiro, o usuário deverá escolher qual será o assunto do atendimento (autos de infração, parcelamento de ICMS, retificação de DUA, entre outros). Depois, deverá ser selecionada a agência onde será feito o atendimento.  “É importante destacar que temos 11 agências que atendem os 78 municípios do Estado. Logo, se o profissional estiver em um município que não tem agência, ele deverá se atentar para a circunscrição das agências da Receita Estadual. Por exemplo, Rio Bananal não tem agência, mas os contribuintes desse município são atendidos pela agência de Linhares”, explicou o auditor fiscal e subgerente de Atendimento ao Contribuinte, Saulo Sérgio de Oliveira. (Confira o endereço das agências e a circunscrição delas no link ao final do texto).  Logo após concluir o agendamento, selecionando dias e horários disponíveis, o usuário vai receber um e-mail com o link da reunião. Neste e-mail, é solicitado o nome e o número de identificação do profissional, bem como algumas informações sobre o atendimento a ser realizado.  “Pedimos que os usuários entrem na reunião com cinco minutos de antecedência. Se o usuário tiver algum problema técnico, o atendente vai esperar por até 10 minutos. Caso não consiga conexão nesse tempo, o usuário deve agendar um novo atendimento”, complementou o subgerente de Atendimento ao Contribuinte.   Circunscrição das agências da Receita Estadual: https://sefaz.es.gov.br/circunscric

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