CRCES lança projeto pioneiro no Brasil em escolas públicas

Estudantes do ensino médio da Grande Vitória serão os primeiros do país a receberem formação de qualificação profissional na área contábil. Os alunos da escola estadual Nelson Vieira Pimentel, em Viana, recebem nesta segunda-feira, 31, as equipes formadoras do CRCES.  As aulas ministradas por meio de palestras é uma iniciativa inovadora do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), e tem por objetivo evidenciar a importância do profissional da área de Ciências Contábeis no mercado de trabalho e na vida acadêmica.

Como projeto piloto, as ações colocam o Espírito Santo como o primeiro Estado brasileiro a receber esta formação em escolas públicas da rede estadual. Foram selecionadas para participar desse primeiro ciclo de palestras as escolas da Grande Vitória, que ofertam cursos técnicos e, que tenham em sua organização curricular o componente “introdução à contabilidade”.  Ao todo, cinco escolas selecionadas pela SEDU receberão uma equipe multidisciplinar composta por contadores.

Para a presidente do CRCES, Carla Tasso, por falta de informação o profissional em contabilidade ainda possui um estereótipo muito deturpado na sociedade, sendo aquele indivíduo que se limita às contas e balancetes, confinado em um escritório, carente de criatividade e dinamismo.

“Por não conhecer o mercado os jovens acabam não buscando a formação contábil e, optam por outra área, causando, inclusive a falta de profissionais qualificados no Estado”, ressalta Carla Tasso.

O projeto prevê, dentro do seu escopo, atender a cinco escolas estaduais. Para o secretário Estadual de Educação do ES, Vitor de Angelo, a parceria do CRCES com a SEDU será um pontapé inicial para oferecer oportunidades para os estudantes. “Que este não seja um momento para se aproveitar apenas as palestras, mas sim, uma parceria com uma instituição tão renomada como o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo”, enfatiza o secretário.

 

CRONOGRAMA

Segue a relação das escolas/cursos/séries aptas a acolher as palestras

31/10/2022 – 17h Escola Nelson Vieira Pimentel

03/11/2022 – 14h Escola Florentino Ávidos

07/11/2022 – Escola Theodomiro Ribeiro (Horário a definir)

EEEM CLOVIS BORGES MIGUEL (Definir calendário)

EEEM ARNULPHO MATTOS (Definir calendário)

REGIONAL MUNICÍPIO ESCOLA SÉRIE CURSO COMPONENTE CURRICULAR 
SRE CARIACICA CARIACICA EEEFM THEODOMIRO RIBEIRO COELHO 2ª SÉRIE Recursos Humanos Introdução à Contabilidade
SRE CARAPINA SERRA EEEM CLOVIS BORGES MIGUEL 2ª SÉRIE Administração Introdução à Contabilidade
SRE CARAPINA VITORIA EEEM ARNULPHO MATTOS 2ª SÉRIE Administração Introdução à Contabilidade
SRE CARIACICA VIANA EEEFM NELSON VIEIRA PIMENTEL 2ª SÉRIE Administração Introdução à Contabilidade
SRE VILA VELHA VILA VELHA EEEFM FLORENTINO AVIDOS 2ª SÉRIE Recursos humanos Introdução à Contabilidade

 

 

 

chat