CRCES deixa de oferecer copo descartável

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) deixou de oferecer os tradicionais copinhos de plástico ao servir água e café.  A mudança é devido a adesão da instituição ao Pacto Global na ONU. Vale ressaltar que desde o ano de 2020, o Conselho intensificou os trabalhos de conscientização e preservação ao meio ambiente. A partir de agora todos os profissionais de contabilidade que buscarem atendimento ou participarem de eventos na sede do Conselho deverão levar seu próprio copo. Já em eventos específicos ou para uso diário para os profissionais atendidos na sede, o CRCES oferecerá copos de vidro.

O uso de copos plásticos descartáveis faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Entretanto, quando analisamos com uma visão macro, este hábito tão rotineiro implica em impactos negativos de larga escala no meio ambiente.

De acordo com pesquisas o copo plástico leva em torno de 200 a 400 anos para se de compor e possui uma vida útil muito curta de apenas poucos segundos e, quando destinado corretamente, apenas 20% é reciclado e o restante é descartado em aterros sanitários ou lixões o que acaba interferindo negativamente na decomposição dos resíduos orgânicos.

Na tentativa de mudar esta realizada a Comissão de Sustentabilidade do CRCES vem trabalhando a conscientização dos colaboradores e profissionais da contabilidade com ações que fazem parte da campanha “Contabilizando Atitudes Sustentáveis”.

Para a coordenadora da Comissão, Amanda Dessaune Ruas Daros, para mudar este cenário basta que cada indivíduo conscientize-se dos seus impactos ao meio ambiente, e assim, modifique seus hábitos e comece a incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Pequenas atitudes como carregar um copo ou caneca reutilizável, podem ter um impacto positivo maior que o esperado e, muitas vezes, exige menos esforço que o imaginado.

Adesão ao Pacto Global

Desde 2022 o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) é um dos primeiros conselhos de profissão a ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil. E o primeiro Conselho de Contabilidade aceito no pacto até o momento.

Informação à Imprensa

Helton Carvalho

3232-1625

chat