Sincasp traz atualização para profissionais da área pública do estado

Nos dias 15 e 16 de maio o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) foi palco do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Sincasp.

O evento é sediado pelos CRCs do Brasil e tem como objetivo promover capacitação e atualização para Profissionais da Contabilidade que trabalham na área pública.

Antes da abertura oficial do evento o professor Paulo Henrique Feijó presenteou os participantes com a palestra “Entendendo o plano de contas aplicado ao setor público”. Após, disponibilizou seus livros para vendas e autógrafos.

074224_14BD

Presidente do CRCES, Carlos Damasceno, faz pronunciamento na abertura do Sincasp

Em seguida foi realizada a abertura oficial do evento, em que a mesa de honra foi ocupada pelo coordenador nacional do Sincasp, Prof. Jorge Lopes; pela coordenadora local do Sincasp e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni; pelo presidente do CRCES, o contador Carlos Barcellos Damasceno; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), Domingos Augusto Taufner; e pelo contador Joaquim Osório Liberalquino, convidado para ministrar a palestra magna do evento.

Durante as falas das autoridades o presidente do TCEES, Domingos Taufner, agradeceu o convite para participar do Sincasp e destacou a parceria entre o TCEES e o CRCES, no sentido de promover atualização para os servidores de contabilidade, que trabalham na área pública.

Além disso, Taufner destacou a importância de valorização da classe contábil na área pública, bem como enfatizou a necessidade de proporcionar capacitação a esses profissionais, por meio de palestras e eventos.

Após, a palavra foi passada para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, Cristina Langoni, que destacou a importância do evento como ferramenta de reflexão, para que os profissionais possam ampliar o entendimento sobre o que é a profissão contábil e da importância que ela tem para o nossa sociedade.

A vice-presidente pediu a ajuda dos participantes com sugestões sobre temas para oficinas de estudos para o setor público, a exemplo do que já vem sendo realizado pelo CRCES para a área privada.

Na sequência tomou a palavra o presidente do CRCES, o contador Carlos Damasceno, que iniciou sua fala cumprimentando as autoridades da mesa, bem como destacou o trabalho de sua vice, Cristina Langoni, na organização e realização do Sincasp.

Em seguida, destacou que o evento é mais uma etapa de atualização profissional promovida pelo CRCES, através do qual os profissionais da Contabilidade buscam o aperfeiçoamento profissional.

O presidente também fez questão de homenagear os participantes pela passagem do Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, destacando o esforço da classe durante março e abril para a produção das declarações do Imposto de Renda, em todo o Brasil.

Damasceno também destacou que o CRCES, por meio de eventos como o Sincasp, cumpre seu papel de proporcionar a educação continuada, ferramenta que proporciona a valorização e produção de serviços de qualidade por parte da classe contábil.

Por último, o coordenador nacional do Sincasp, professor Jorge Lopes, fez seu pronunciamento, deixando claro o carinho que tem para com a realização do Sincasp, e para com a Contabilidade, apesar de não ser contador de profissão.

“Eu sou um contador que não tem CRC, mas eu tenho muito orgulho de trabalhar há mais de 12 anos com a contabilidade, e de ter mais de 100 livros publicados sobre contabilidade, sem ser contador. Isso me faz feliz”, destacou o professor Jorge.

Ao final do pronunciamento a mesa de honra foi desfeita, para que o professor Joaquim Liberalquino pudesse iniciar a palestra magna “A contabilidade aplicada ao setor público e as novas demandas sociais”.

Liberalquino iniciou sua palestra falando que a contabilidade pública passa por inúmeras transformações e, por isso, o Sincasp é tão importante para os profissionais da área. Nesse sentido, parabenizou o CRCES pela organização do evento e por proporcionar a atualização necessária para a classe contábil do estado.

Após a palestra foi realizado um coquetel para garantir mais interação entre os participantes do evento.

Dia 16

No segundo dia de evento foram realizadas mais cinco palestras com temas importantíssimos para área pública. Na parte da manhã, os participantes puderam acompanhar a palestra “Contabilidade aplicada ao setor público: cenários e desafios”, ministrada pela professora Maria da Conceição Barros Rezende, e a palestra “A resolução 10 do CNE e as diretrizes, habilidades e competências do bacharel em ciências contábeis”, ministrada pelo professor Jorge Lopes.

Já na parte da tarde, foram realizadas as palestras: “A experiência do estado da Bahia na implantação do PCASP”, ministrada pelo conselheiro do CRCBA, Vitor Maciel Dos Santos; “O modelo de sistemas de custos no setor público sob a perspectiva da LRF e da NBC T 16.11”, ministrada pelo professor João Eudes Bezerra Filho; e a palestra “50 anos da Lei 4.320/64”, ministrada pelo professor Inaldo da Paixão Araújo.

Vale destacar que o coquetel proporcionado pelo evento, bem como os lanches servidos nos intervalos foram patrocinados pela Fucape Business School, parceira do CRCES.

 

Por Fernanda Rossi

chat