CRCES homenageia vencedores do Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) homenageou em plenária nesta quarta-feira, 23, os profissionais da contabilidade e seus respectivos municípios de atuação pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.

A iniciativa é promovida pelo Tesouro Nacional como parte do Novo Ciclo de Cooperação Federativa. No Espírito Santo os municípios que alcançaram as maiores pontuações em desempenho no Ranking estão Vitória em 5º e Serra em 9º na listagem. Na categoria Estados e Distrito Federal o Espírito Santo aparece em terceiro lugar com 130,07 pontos (97,8%).

Ao todo, foram reconhecidos os três primeiros colocados em desempenho e em maior grau de evolução em quatro categorias: Estados e Distrito Federal; capitais; municípios com mais de cem mil habitantes; e municípios com até cem mil habitantes. Os entes premiados receberão reconhecimento público e placa, e os profissionais de contabilidade responsáveis pelo envio das informações no Siconfi receberão certificados individuais de reconhecimento, além de outros prêmios eventuais decorrentes de parcerias nas premiações.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi é elaborado e gerenciado pelo Tesouro Nacional com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação. Ele conta atualmente com mais de 120 checagens automatizadas de consistência das informações inseridas por Estados e municípios no Siconfi.

chat