Dia do Contador! Agora é Lei no Espírito Santo

O governo do estado do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira, 15, que o dia 22 de setembro será oficialmente o Dia do Contador no calendário estadual. A data foi escolhida em homenagem ao patrono da contabilidade no Brasil, o padre Joaquim Monteiro de Carvalho e Silva, que nasceu nesse dia em 1844. O decreto, assinado pelo governador Renato Casagrande, reconhece a importância da profissão para o desenvolvimento econômico e social do estado e do país.

O Dia do Contador será celebrado anualmente com eventos, palestras, cursos e outras atividades voltadas para a valorização e o aperfeiçoamento dos profissionais da área. O governador afirmou que o decreto é uma forma de reconhecer e agradecer aos contadores pelo seu trabalho essencial para a gestão pública e privada. Ele destacou que os contadores são responsáveis por garantir a transparência, a eficiência e a responsabilidade fiscal das organizações, além de contribuir para o planejamento, a tomada de decisão e o controle das finanças. Ele também ressaltou que os contadores são fundamentais para o combate à corrupção, à sonegação e à lavagem de dinheiro.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, Carla Tasso, elogiou a iniciativa do governo e disse que o decreto é um marco histórico para a categoria. Ela ressalta ainda, que o Dia do Contador será uma oportunidade para divulgar a profissão, estimular o interesse dos jovens pela carreira e fortalecer a identidade e a união dos contadores.

Desde 2020, a presidente do CRCES, Carla Tasso, pleiteava o Decreto Lei que a partir desta sexta-feira, 15 se torna lei estadual no ES. Militante das causas sociais Carla Tasso tem se destacado como uma agente de transformação que contribui para a construção de uma profissão mais justo, solidária e sustentável.

O reconhecimento pelo pleito é uma iniciativa do deputado estadual Thiago Hoffman e do deputado federal João Coser. “Em nome dos contadores capixabas O CRCES agradece os parlamentares pela conquista pelo reconhecimento da categoria que fortalece a economia do estado. E ao governador Renato Casagrande pela sansão da lei. Mais uma vez o Espírito Santo se destaca na valorização do cidadão.

“O decreto é um incentivo para que os contadores continuem se qualificando e se atualizando para enfrentar os desafios e as demandas do mercado”, concluiu Tasso.

 

Informação à Imprensa

Helton Carvalho

27 3232-1625

chat