Presidente do CRCES participa de debate promovido pela Sefaz

No último dia 27 de maio, o presidente do CRCES, Contador Carlos Barcellos Damasceno, participou como debatedor do Ciclo de Debates sobre Educação Tributária e Combate à Sonegação Fiscal, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O objetivo do encontro, realizado dentro da Semana de Mobilização de Educação Tributária e Combate à Sonegação Fiscal, foi conscientizar sobre a importância econômica e social dos tributos, debatendo as consequências da sonegação para a população, informando acerca dos instrumentos de controle, a correta aplicação dos recursos e aprimoramento da legislação tributária.

Na oportunidade, Carlos Damasceno falou sobre o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, destacando que um dos objetivos do CRCES é disponibilizar capacitação aos Profissionais da Contabilidade, no sentido de atualizá-los sobre a legislação tributária, o que era também a proposta do debate da Sefaz.

Além disso, Damasceno destacou que a educação fiscal, um dos objetivos do evento, está intimamente ligada ao trabalho desempenhado pelos Contadores e Técnicos em Contabilidade, já que é uma de suas atribuições cuidar da parte tributária das empresas.

O presidente também comentou sobre a implantação do eSocial, destacando as recentes novidades às empresas, bem como destacou a prorrogação da obrigatoriedade de atendimento por parte das empresas.

O Ciclo de Debates foi realizado no auditório do Palácio da Fonte Grande, na Cidade Alta, e contou principalmente com a participação de representantes da Sefaz e do Ministério Público Estadual.

Por Fernanda Rossi

chat