Decisões importantes foram afinadas na Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos Sul/Sudeste, realizada no CRCES

Na última semana, dias 07 e 08 de agosto, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo (CRCES) foi palco da Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos dos CRCs Sul/Sudeste, momento em que importantes decisões foram afinadas, como a proposta para o Plano de Trabalho do Sistema CFC/CRCs para 2015.

 

No dia 07 diretores e assessores jurídicos debateram a pauta que foi discutida no dia 08, com a presença dos presidentes dos Regionais, no Plenário do CRCES.

No dia 07, diretores e assessores jurídicos debateram a pauta que foi discutida no dia 08 com a presença dos presidentes dos Regionais, no Plenário do CRCES.

 

Na verdade, essa reunião é itinerante, ou seja, acontece em diferentes estados a cada três meses, e tem como objetivo debater procedimentos, legislação e ações para a gestão dos CRCs e, com isso, proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos Profissionais da Contabilidade.

Para a diretora do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Elys Tevânia, essa reunião é extremante importante para o Sistema e para a classe contábil. “Neste espaço podemos ouvir críticas e sugestões, temos condições de avaliar o que foi discutido e de levar ao CFC propostas desse grupo para as alterações das nossas resoluções e dos nossos procedimentos, além disso, é um momento em que alinhamos os pensamentos e buscamos estratégias para o desenvolvimento de nossas ações”, afirmou.

Ainda segundo Elys, um dos pontos mais importantes da reunião foi a validação da proposta do Plano de Trabalho do Sistema CFC/CRCs para o próximo ano. “Validar o plano de trabalho do Sistema para o ano de 2015, junto aos presidentes das regiões Sul e Sudeste, foi extremante importante para nós, porque dá alicerce ao nosso trabalho. Além disso, com esse alinhamento positivo será possível gerar relatórios importantes, principalmente os de prestação de contas que devem ser encaminhados ao Tribunal de Contas da União”, destacou a diretora do CFC.

Já para o Presidente do CRCES, Carlos Barcellos Damasceno, a reunião foi producente ao avaliar temas atuais como o RJU para os Conselhos, ADI nº 5127 e alteração da LC 123/06, além de discutir sobre pontos do exame de suficiência e da fiscalização das exigências do COAF, entre outros.

Os demais participantes – presidentes, diretores e assessores jurídicos – foram unânimes na opinião de que a reunião foi muito proveitosa, já que os diversos assuntos propostos para a pauta puderam ser discutidos e tiveram encaminhamentos satisfatórios.

A próxima reunião será realizada nos dias 08 e 09 de janeiro do próximo ano, no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Confira as fotos da reunião em nossa galeria.

 

Por Fernanda Rossi

 

chat