GE de Normas de Auditoria Governamental prepara NBC

Com o objetivo de aprovar as Normas de Auditoria Governamental com base na convergência das normas emitidas pela International Organisation of Supreme Audit Institutions (Intosai), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) constituiu, por meio da Portaria nº 190/14, o Grupo de Estudos de Normas de Auditoria Governamental. No dia 19 de setembro, os membros do GE reuniram-se, pela primeira vez, na sede do CFC, e iniciaram o trabalho que deverá culminar, no início do ano que vem, com a apresentação de uma Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) com as Notas de Prática de Auditoria Governamental.

Os membros do GE são Maria Clara Cavalcante Bugarim (coordenadora), Inaldo da Paixão Santos (coordenador-adjunto), Vivaldo Evangelista Ribeiro, Luiz Genédio Mendes Jorge e Cláudio Gonçalo Longo. A reunião do dia 19 contou também com a participação do conselheiro e membro da Câmara Técnica do CFC João Alfredo de Souza Ramos.

Atualmente, os membros do GE estão realizando a revisão da tradução das Notas de Prática da Intosai e elaborando comentários sobre a convergência. Os passos seguintes serão a validação do documento pelos membros do GE e o encaminhamento à Câmara Técnica do CFC para análise. A tramitação de Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) prevê ainda a disponibilização da minuta em audiência pública por um período mínimo de 30 dias.

Para a coordenadora do GE, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a edição de normas próprias de auditoria para órgãos governamentais será de grande importância para o fortalecimento dos mecanismos de controle.

 

Por Maristela Girotto – Comunicação CFC

chat