Clique aqui para saber mais sobre a nossa política de privacidade.
“Quem somos nós?”. Foi com essa pergunta que o vice-presidente de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade, o contador Luiz Fernando Nóbrega, iniciou o workshop “Responsabilidade civil do profissional da contabilidade e a importância do contrato de prestação de serviços”, na manhã do segundo dia do IX Encontro Estadual da Mulher Profissional da Contabilidade.
Na verdade, Nóbrega quis chamar a atenção dos participantes para a importância que o Profissional da Contabilidade tem para a sociedade e para o Governo, apesar disso, o próprio profissional não se apodera dessa importância, o que se reflete na mídia, que acaba destacando a atuação dos contadores apenas quando estão envolvidos com escândalos públicos e políticos.
Em seguida a presidente do CRC Paraná, a contadora Lucélia Lecheta, ministrou a palestra “Gestão de escritório contábil: a experiência de uma mulher empreendedora”, momento em que destacou mudanças realizadas em seu escritório na organização e estruturação e, com isso, conquistou a confiança dos funcionários, diminuindo despesas e aumentando ganhos, já que o número de clientes também aumentou.
Na parte da tarde foram realizados simultaneamente os minicursos: “Aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade para PMEs”, conduzido por Eduardo Assumpção; e “Holding Familiar e proteção patrimonial”, conduzido por Priscila Kelly de Macedo Veiga dos Santos. Durante os minicursos os participantes puderam tirar dúvidas sobre os temas, que estavam sendo apresentados de forma contextualizada pelos instrutores.
Rumo ao encerramento do evento, foi a vez da apresentação do Talkshow “Administrando o tempo e as demandas do dia a dia”, que foi conduzido pela jornalista Juliana Lyra e que teve a participação da terapeuta ocupacional Luciana Alves; do consultor de organização pessoal, Tadeu Motta; e da Mestre em administração e negócios e vice-presidente de Gestão do CRC Rio Grande do Sul, Ana Tércia Rodrigues.
Durante o TalkShow os convidados contaram um pouco sobre suas rotinas e a relação com a organização pessoal. Luciana Alves, que é deficiente visual, disse que apesar da deficiência, tem tempo para de dedicar à família, ao trabalho e, ainda, ao voluntariado, já que ministra palestras no Instituto Braille.
Já Tadeu, destacou que todos temos o mesmo período de tempo para realizar nossas tarefas, mas, muitas vezes, é preciso organização e saber dizer não, para que seja possível fazer tudo que gostaríamos durante o dia.
Ana Tércia destacou que é preciso autoconhecimento para a administração do tempo, já que devemos saber quanto tempo gastamos para a realização de cada tarefa diária e, com isso, admistrar melhor nosso dia.
Durante o bate-papo os participantes do evento também tiraram dúvidas com os convidados do TalkShow levantando exemplos do dia a dia, o que enriqueceu ainda mais o momento.
Ao final houve o sorteio de brindes, doados pelas empresas Athenas 3000, Alterdata Softwares e Wolters Kluwer Prosoft, patrocinadoras do evento, e por expositores de artesanato e beleza. O IX Encontro Estadual da Mulher Profissional da Contabilidade foi realizado no auditório do CRCES e contou com mais de 90 participantes, entre profissionais e estudantes.
Por Fernanda Rossi – Assessora de Comunicação CRCES