CRCES e TCEES realizam palestra sobre contabilidade para o setor público

Nesta terça-feira, 21, foi realizada a palestra “Os desafios do Contador frente à nova realidade da Contabilidade do Setor Público”, por meio de uma parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo (CRCES) e o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES).

Na abertura do evento, a mesa de honra foi ocupada pelo presidente do TCEES, Domingos Augusto Taufner; pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni, que representou, neste evento, o presidente do CRCES, o contador Carlos Barcellos Damasceno; e pelo palestrante do evento, o professor Francisco Glauber Lima Mota.

image

Da esq. p/ dir.: A coordenadora da Comissão de Contabilidade Pública do CRCES, Simony Pedrini; o presidente do TCEES, Domingos Taufner; o palestrante, professor Francisco Glauber; e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, Cristina Langoni.

Durante seu pronunciamento, Taufner destacou a importância da parceria entre o Tribunal de Contas e o Conselho Regional, já que a atuação do TCEES não se restringe a atribuições jurídicas apenas, mas, entre outras, possui uma atuação contábil, com a realização de auditorias. “Sem dúvida, o TCEES tem uma atuação contábil”, enfatizou o presidente do TCEES.

Cristina iniciou sua fala destacando que o CRCES ansiava pela parceria com o TCEES, e que este evento está sendo o primeiro de muitos. Em seguida, Langoni destacou a importância da contabilidade nas áreas privada e pública, sendo de grande relevância para a tomada de decisão de empresas e Governo.

Também fez um alerta para os Profissionais da Contabilidade: “Precisamos de uma postura empreendedora e diferenciada. Temos que sair de nossa zona de conforto e que, munidos de informações como as que veremos neste evento, possamos tornar-nos o tipo de profissional que o mercado demanda”. Finalizou sua fala com citação de Luís Fernando Veríssimo: “Quando pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”.

Após, o professor Francisco Glauber iniciou a palestra dizendo que a contabilidade é um exercício de constante estudo e por ser uma ciência está em evolução, dessa forma, é preciso atualização e capacitação dos profissionais.

image3

O professor Francisco Glauber

image4

Participantes prestigiam palestra sobre Contabilidade Pública

Além disso, durante sua palestra Glauber destacou que é possível utilizar as técnicas de contabilidade da área empresarial para o setor público e, com isso, ajudar na tomada de decisões do Governo.

Após a palestra foi realizado um momento de debate, no qual o professor Glauber, a contadora Cristina Langoni e o secretário geral de controle externo em substituição do TCEES, Alexsander Binda Alves participaram respondendo perguntas enviadas pelo público.

 

image5

Autoridades respondendo perguntas durante a mesa de debate.

Questões sobre a valorização do profissional em virtude das novas demandas da contabilidade pública, a atuação do CRCES para atualizar o profissional da área pública e sobre os pareceres de prestações de contas no TCEES, foram algumas das dúvidas levantadas pelos participantes.

O evento foi realizado no auditório do TCEES e contou com mais de 150 participantes, entre profissionais e estudantes.

 

Por Fernanda Rossi – Assessora de comunicação CRCES

chat