Clique aqui para saber mais sobre a nossa política de privacidade.
Nesta sexta-feira, 16 de janeiro, o CRCES realizou a Reunião de Delegados e Presidentes de Associações do Espírito Santo, com o objetivo de informar aos participantes as principais ações do Conselho ao longo de 2014, bem como algumas atividades previstas para 2015.
Para tanto, o presidente do CRCES, contador Carlos Barcellos Damasceno, fez a abertura da reunião destacando conquistas do Regional, em especial sobre a comunicação, citando o novo jornal, a modernização do site, e-mail marketing, e as atualizações constantes no Facebook.
Também citou alguns pontos da pesquisa de satisfação respondida pelos profissionais da contabilidade sobre a atuação do Conselho, alertando para alguns entraves enfrentados pelo CRCES em 2014 e que trabalha sempre na melhoria de sua atuação.
Em seguida o vice-presidente de Registro, contador Haroldo Santos Filho, iniciou a fala apresentando duas novas Resoluções do CFC, a de nº 1.356/2013, que dispõe sobre o fim da concessão de Registro de Escritório Individual, e a de nº 1.471/2014, sobre o fim do registro provisório. Além disso, afinou algumas informações sobre a documentação enviada pelas delegacias ao Conselho.
Após, o vice-presidente de Controle Interno, contador Darlan Patil, apresentou o orçamento de 2015 e as principais áreas de investimento ao longo deste ano. Já a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, a contadora Cristina Amélia Langoni, apresentou as atividades de Educação Continuada realizadas em 2014 e, também, as dificuldades burocráticas para a contratação de serviços para a realização de cursos, palestras e eventos pelo Regional.
Cristina propôs grupos de estudo para que os profissionais possam se atualizar em relação à legislação contábil, que vive em constante mutação. Também destacou a utilização do novo sistema de eventos do CFC/CRCs, além de solicitar aos participantes demandas de temas para cursos, palestras e eventos no Interior.
Após, o vice-presidente de Administração e Finanças, contador Antônio Carlos Rocha, destacou algumas novidades em relação ao pagamento da anuidade de 2015, bem como apresentou as Instruções Normativas CAF.
Ao final da reunião o vice-presidente de Fiscalização, Técnico em Contabilidade Roberto Schulze, apresentou as metas atingidas pelo Setor de Fiscalização ao longo de 2014, citando as cidades fiscalizadas.
Também destacou ações como as Mesas Redondas realizadas em várias cidades do estado. Números de notificações, autos de infração e de denúncias também foram apresentados.
Além disso, destacou que a partir do janeiro terá início a Fiscalização Eletrônica no Espírito Santo, em que os profissionais serão fiscalizados via internet.
Ao longo da reunião os delegados e presidentes de associações puderam tirar dúvidas sobre procedimentos utilizados pelo Regional, bem como indicaram melhorias para a atuação do Conselho junto aos profissionais. Cerca de 30 participantes prestigiaram a reunião.
Por Fernanda Rossi