5 dicas para gerenciar as finanças do seu escritório contábil.

Confira algumas dicas para gerenciar as finanças do seu escritório contábil de forma eficiente:

Mais do que ninguém, um contador sabe que a gestão financeira não permite erros. Para aumentar as chances de sucesso nessa área, é essencial ter um controle do caixa e um planejamento bem estruturado. Mesmo assim, muitos profissionais contábeis se dedicam tanto a seus clientes que acabam deixando de investir o tempo necessário na organização financeira da sua própria empresa.

Quer saber mais? Então confira algumas dicas para gerenciar as finanças do seu escritório contábil de forma eficiente:

Separe um tempo diário para o controle financeiro

A correria do dia a dia do seu escritório não pode ser desculpa para não fazer um controle financeiro. É essencial separar alguns momentos do dia, ou ao final de cada semana, para realizar uma organização geral. Dedique-se à criação de uma rotina de controle das finanças — e cumpra essa tarefa sempre. Tudo que envolver o dinheiro da empresa deve estar devidamente contabilizado para que as finanças nunca fujam do seu controle.

Utilize um software financeiro

Organizar as finanças do seu escritório contábil no Excel é coisa do passado. Ao invés disso, utilize um software financeiro atualizado Esses programas têm se tornado uma grande tendência na gestão de empresas de diversas áreas, especialmente para a contabilidade. São ferramentas que reúnem cada vez mais funções para atender as necessidades de administração dos negócios.

Além de proporcionar mais facilidade no controle das finanças, esses softwares fornecem um sistema padronizado para registrar e documentar tudo que acontece no setor financeiro do seu escritório. Isso facilita a continuidade do trabalho e otimiza todos os processos.

Separe as despesas pessoais das empresariais

Uma das atitudes que mais complicam o gerenciamento financeiro é misturar as contas da empresa com suas contas pessoais. Almoços de negócio, viagens a trabalho, compra de materiais, tudo isso deve sair do caixa da empresa e não do bolso do empresário. Mesmo em um escritório pequeno, o melhor é manter tudo separado para evitar a dor de cabeça.

Invista na sua capacitação

Para quem quer aprimorar seus métodos de administração, pode recorrer a várias formas de aprendizado. Desde treinamentos online, até cursos, palestras e materiais online, existem maneiras simples de buscar mais conhecimento e aprender a organizar as finanças da sua empresa.

Pode até parecer inapropriado para um contador buscar mais informações sobre finanças. No entanto, a cada dia surgem novas ferramentas e programas que podem ser úteis para uma gestão eficiente. Portanto, se você ainda não tem pleno conhecimento de alguma ferramenta, buscar informação pode ser uma ótima saída para organizar as finanças do seu escritório.

Não descuide do seu fluxo de caixa

Para uma boa gestão financeira, é necessário ficar de olho no fluxo de caixa da empresa, além de ter um plano financeiro a longo prazo — de preferência até um ano. Planejar suas finanças em um prazo mais extenso é essencial para prever suas contas antecipadamente, desde a compra de materiais, até o pagamento de funcionários. Dessa forma, é possível planejar melhor quais ações tomar para resolver algum problema financeiro que possa surgir no caminho do seu escritório contábil.

Fonte: Grupo Sage / Portal Contábeis

 

chat