Abracicon elege diretoria

FONTE: ASSESSORIA CFC

IMG_7289

A eleição para a escolha da nova diretoria da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) foi realizada na tarde desta sexta-feira (22), no plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF).

abracicon+25+11

 

A Assembleia geral ordinária e extraordinária, regido pelo Estatuto Social e Regimento Interno a Academia, reelegeu a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, para o quadriênio 2014-2017.

No seu discurso, a presidente anunciou alguns dos novos projetos para o próximo ano como o aprimoramento da revista Saber Contábil; a quinta literária que visa, a cada dois meses, reunião com conselheiros do CFC com o intuito de discutir temas relevantes ligados à classe contábil; e a edição da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REpeC). Vamos dinamizar o trabalho da Academia, pois, como acadêmicos, sabemos da nossa responsabilidade no atual cenário contábil brasileiro, avisa Maria Clara.

Instituição nacional sem fins lucrativos ou econômicos, a Academia tem com objetivo promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.

Os componentes que se distribuem entre as 80 cadeiras da Academia são profissionais da contabilidade que possuem amplo saber contábil, doutores e mestres, que publicaram obras de reconhecido mérito. Para ser eleito o pretendente a uma cadeira em vacância (que se dará por morte, exclusão ou renuncia do membro anterior) será ocupada por um contabilista indicado por dois acadêmicos e aprovação expressa de 2/3 dos membros efetivos por meio de votação em assembleia. O percentual de aprovação é dado com base nos membros presentes na sessão.

Os eleitos foram:

Mandato de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2017

Presidente: Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL)
Diretor de Administração e Finanças: Diva Maria de O. Gesualdi (RJ)
Diretor Operacional: Marta Maria Ferreira Arakaki (RJ)
Diretor de Ensino e Pesquisa: Antonio Carlos Nasi (RS)

Conselho Fiscal:

Membros Efetivos
1º Gaitano Laertes P. Antonaccio (AM)
2º Janir Adir Moreira (MG)
3º Washington Maia Fernandes (MG)

Membros Suplentes
1º Alcedino Gomes Barbosa (GO)
2º Nelson Machado (DF)
3º Irineu De Mula (SP)

Perfil da Presidente

Maria Clara Cavalcante Bugarim acumula uma brilhante trajetória na Contabilidade Brasileira. Respeitada por muitos profissionais, a contadora foi eleita pela primeira vez na história do CFC e por duas gestões consecutivas (2006-2009), como presidente da entidade. Seus feitos foram inúmeros e marcantes. Destaque para a projeção internacional para as discussões que envolvem a profissão contábil; o memorável 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade (2008); as edições de destaque para o Encontro Nacional da Mulher Contabilista; a aproximação do Conselho Federal de Contabilidade com instituições públicas e privadas e com contadores da área pública, entre outros.**

**Matéria publicada no site do CFC e da Abracicon, em 22 de novembro de 2013.

chat