Transparência: Contas do Conselho aprovadas sem ressalvas

FONTE: ASSESSORIA CRC-ES

cabecalho+transparencia

 

Atuar com transparência e ética. Essa é a principal preocupação dos profissionais que fazem parte da equipe de gestão 2012/2013. Prova desse trabalho responsável é a aprovação, sem ressalvas, das contas do CRC-ES, referentes ao exercício 2012.

Conforme divulgado no Diário Oficial da União, no dia 22 de agosto, o CFC aprovou, sem ressalvas, as contas referentes ao exercício 2012 do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES). 

A decisão pela regularidade da gestão do exercício de 2012 foi proferida pela Câmara de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da deliberação nº 51/2013, que levou em consideração as indicações e recomendações transcritas no Relatório de Recomendações da Auditoria nº 80/13.

O certificado de Auditoria foi emitido pela AUDILINK & CIA Auditores que atestou, baseado na Resolução CFC nº 1.101/07, pela regularidade da gestão levando em conta os pontos analisados durante a auditoria realizada no CRC-ES.

Os auditores fizeram a análise de documentos no Regional segundo padrões de auditora aplicáveis no Brasil, e levaram em conta: A avaliação das normas internas (Portarias e Resoluções); A análise das movimentações orçamentárias efetuadas; e também avaliaram se os procedimentos e os atos praticados internamente atendem aos princípios da administração pública.

Além disso, os auditores verificaram se a natureza das despesas realizadas pelo Regional condiz com a atividade-fim da entidade, bem como se a concessão de diárias, passagens e auxílios deslocamentos aos colaboradores respeitaram as normas estabelecidas. Esses e outros 17 itens foram alvo da auditoria no Conselho.

Vale destacar que em nenhum momento a auditoria apontou irregularidades quanto ao pagamento de diárias para colaboradores e em relação à administração dos bens e recursos do CRC-ES, o que denota o compromisso da atual gestão com o profissional da Contabilidade. 

Além do mais, o CRC-ES deixa claro que, qualquer pessoa, a qualquer tempo, pode fazer pedido de vistas ao relatório completo da auditoria, desde que o pedido seja solicitado por meio de protocolo encaminhado à Comissão de Transparência do CRC-ES, instituída pela Portaria CRC-ES nº 026/2013.

Confira abaixo o certificado de regularidade emitido pela AUDILINK & CIA Auditores:

cert+aud+2013

 

Abaixo, deliberação do CFC sobre regularidade das contas do CRC-ES: cert+aud+2013+2

 

Conheça as Demonstrações Contábeis do exercício de 2012 do CRC-ES acessando www.crc-es.org.br.

chat