24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo será em Santos, no mês de junho

Profissionais, empresários, professores, estudantes e empreendedores têm um encontro em 2015: de 14 a 16 de junho, a litorânea cidade de Santos será o ponto de encontro da Contabilidade paulista.

Pela 24ª vez, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e as Entidades Contábeis Paulistas organizam a Convenção dos Profissionais do Estado de São Paulo, também conhecida como Convecon. O lema escolhido, “Contabilidade: ciência a favor da transparência”, debaterá a Contabilidade e o cenário brasileiro atual.

A primeira Convenção dos profissionais contábeis paulistas aconteceu há 71 anos, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na capital paulista. De 17 a 19 de julho de 1944, reuniram-se profissionais de todo o país para discutir temas de interesse dos profissionais e para reivindicar a normatização da profissão.

Foi nessa Convenção que nasceu a Indicação nº 41, na realidade um anteprojeto de lei que acabou tornando-se o Decreto-lei nº 9.295, que, criou em 27 de maio de 1946, o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade.

A partir de então, a cada dois anos, os profissionais da Contabilidade, durante três dias, reúnem-se para participar de uma maratona de palestras e eventos paralelos. O grande diferencial da Convenção é a escolha de temáticas distintas, que contemplam as diversas vertentes da profissão.

Assuntos que estão no trabalho do dia a dia do profissional, do empresário contábil, do auditor, do perito, do acadêmico -exerçam eles a profissão no âmbito público ou privado- estão na programação da Convenção.

Todo esse cuidado em oferecer aos convencionais um evento da mais alta qualidade acontece porque as entidades que representam a Contabilidade de São Paulo unem-se para, a partir de cuidadoso estudo, formatar a programação com palestras atuais e palestrantes de reconhecida capacidade técnica.

A profissão contábil é atualmente uma das mais buscadas pelos jovens que estão escolhendo seu futuro e isso tem uma razão de ser: o profissional da Contabilidade tem um importante mercado de trabalho a sua frente. Além de imprescindível a todo tipo de empreendimento, o profissional da Contabilidade pode contribuir com aquilo que a sociedade brasileira mais almeja nestes dias: a transparência.

Queremos convidar a todos para que participem da 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo. Os convencionais farão uma verdadeira imersão nos assuntos mais polêmicos da atualidade: Lei Anticorrupção, Compliance, Notas Explicativas, Lei nº 12.973/2014, eSocial, Arbitragem, Planejamento Tributário, Recuperação Judicial, Perícia, desafios do mundo corporativo, Terceiro Setor, Relatório do Auditor.

A Convenção tem também uma Feira de Negócios, com produtos e serviços de última geração para a área empresarial. A convivência, o network, as informações mais do que úteis que enriquecem os currículos acontecerão no Mendes Convention Center, na bela e histórica cidade de Santos.

* Claudio Filippi é o presidente do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo). Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais é conselheiro da entidade desde 2004. Atua como consultor e é sócio aposentado da PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das maiores firmas de auditoria do mundo

Por Claudio Filippi, presidente do CRCSP

Fonte: CRCSP