O risco pode ser definido como uma medida de incerteza e compreende os fatores que podem facilitar ou impedir o alcance dos objetivos organizacionais.

De acordo com a ISO 31000:2009, uma estratégia de implantação da gestão de riscos envolve: a delegação e o compromisso, a concepção de framework, a implementação da gestão de riscos, o monitoramento e a revisão do framework, e a melhoria contínua.

Em maio de 2016 a Controladoria Geral da União juntamente com o então Ministério do Planejamento editaram a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2016 com disposições sobre controles internos, gestão de riscos e governança aplicável aos órgãos do Poder Executivo Federal.

Ocorre que, até então, no layout organizacional do CRCES existia a atuação da Câmara de Controle Interno, entretanto, não havia estrutura de suporte aos controles e um setor estabelecido. Neste sentido, em 2019, a gestão alterou a estrutura organizacional por meio da Resolução CRCES nº 399/2019, criando o setor de controle interno que também tem as funções de monitorar as ações de ouvidoria e transparência.

Em continuidade a implantação de medidas de boas práticas em Governança Corporativa e, em atendimento as orientações dos órgãos de controle interno e externo, o CRCES formalizou a instituição do Comitê de Gestão de Riscos e aprovou Política de Gestão de Riscos, através da Resolução CRCES nº 401/2019, de 22 de outubro,  com a finalidade de estabelecer os princípios, as diretrizes e as responsabilidades a serem observadas e seguidas no processo de gestão de riscos integrados ao Planejamento Estratégico, programas, projetos e processos.

 O Plano de Gestão de Riscos, aprovado pela Resolução CRCES nº 402/2019 dispôs sobre a metodologia para a aplicação correta, estruturada e sistemática da gestão de riscos, e com isso, garantir a correta adoção dos procedimentos, da análise de riscos e subsidiar a melhor tomada de decisões, proporcionando segurança razoável para o alcance dos objetivos dos programas, projetos e processos e, consequentemente, dos Objetivos Estratégicos do CRCES.

 

Comitê GIRC- Governança, Integridade, Riscos e Controles

Instituído pela Portaria CRCES nº 113/2020

chat